Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

# ABRIL VERDE E AZUL #

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 14h19 | Acessos: 106

Abril é marcado por várias campanhas importantes para a área da saúde, como o dia 6 ABR, Dia Mundial da Atividade Física, o dia 7 ABR, Dia Mundial da Saúde e o dia 8 ABR, Dia Mundial da Luta contra o Câncer. Datas que têm o propósito de promover a saúde e prevenir doenças crônicas.

Além disso, o mês de abril também conta com duas campanhas vinculadas à conscientização da população. As cores utilizadas para impulsionar o debate neste mês são o verde, para falar da segurança no trabalho, e o azul, para dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Abril Verde

A campanha Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

O objetivo do Abril Verde é sensibilizar trabalhadores e organizações sobre a necessidade de investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável.

- Dicas para a Prevenção de Acidentes:
- Não se exponha ao risco;
- Preze pela atenção no trabalho;
- Comunique incidentes;
- Cuide de você e do seu colega de trabalho;
- Mantenha o local de trabalho limpo e organizado;
- Informe-se sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em relação à prevenção de acidentes;
- Use apenas máquinas de trabalho que passaram por revisão;
- Abandone ferramentas em más condições.

Abril Azul

O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para conscientizar as pessoas sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema da campanha deste ano será “Mais informação, menos preconceito”.

O que é autismo?

O autismo é um transtorno caracterizado por atraso no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas.

Como identificar uma pessoa com autismo?

O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, feito a partir da observação da criança. Veja alguns sinais:

- Dificuldade para interagir socialmente;
- Dificuldade de manter o contato visual com outras pessoas;
- Dificuldade para expressar as próprias emoções;
- Sintomas de agitação e/ou agressividade.

Se a criança pela qual você é responsável não está se desenvolvendo, procure um profissional de saúde, para ser feita uma avaliação inicial e definição da necessidade de encaminhamento para um especialista. Nenhuma criança com TEA pode ser discriminada em função de suas dificuldades.

Fonte

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ). Abril Verde e Azul são as campanhas deste mês. Disponível em: <https://www.cremerj.org.br/informes/exibe/5657>Acessado em 12 de março de 2024.

Fim do conteúdo da página