Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 18h30 | Acessos: 180

O Novembro Azul busca sensibilizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente a partir dos 50 anos. Para aqueles que têm história familiar para câncer de próstata, o exame deve ser iniciado aos 45 anos.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens; atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O câncer de próstata, quando descoberto precocemente, apresenta alto índice de cura, superior à 90%.

Conheça o que aumenta o risco, como é feito o diagnóstico, o tratamento e as estratégias para detecção precoce do câncer de próstata.

 

Quais são os Fatores de Risco ao Câncer de Próstata?

 - a idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos;

- fatores genéticos (hereditários);

- maus hábitos alimentares e sedentarismo; e

- excesso de gordura corporal.

Quais são os principais sinais e sintomas?

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como:

- dificuldade de urinar;

- diminuição do jato de urina;

- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e

- sangue na urina.

Como realizar a detecção precoce?

A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.

A detecção precoce é feita através de exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. 

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da biópsia prostática.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em algumas situações especiais.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Fonte:

Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer – INCA. Câncer de Próstata. Disponível em: <https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/prostata>. Acessado em: 10/09/2023.

Sociedade Brasileira de Urologia. Aconselhamento para o Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata. Disponível em: <https://portaldaurologia.org.br/medicos/noticias/aconselhamento-para-o-diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata/>. Acessado em: 13/09/2023.  

Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul. “Novembro Azul" luta contra o preconceito no combate ao câncer de próstata. http://www.corenms.gov.br/novembro-azul-luta-contra-o-preconceito-no-combate-ao-cancer-de-prostata_8921.html. Acessado em: 11/10/2023

Fim do conteúdo da página