Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

AGOSTO DOURADO: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2023, 16h47 | Acessos: 200

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês).

A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) recomendam que o aleitamento materno exclusivo seja realizado até os 6 meses de vida do bebê, e o aleitamento materno complementado até 2 anos de vida do bebê ou mais, dependendo da vontade da mãe e da criança.

Até os 6 meses de vida, o leite materno é suficiente com todos os nutrientes e a hidratação necessária para a criança. Não é preciso ingerir nada além do leite materno, nem mesmo a água.

No Brasil, o Agosto Dourado foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017. O mês da amamentação veio de uma construção sedimentada pela comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno. 

Fontes:

BVS – Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Mês do Aleitamento Materno no Brasil e Semana Mundial da Amamentação. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/mes-do-aleitamento-materno-no-brasil-e-semana-mundial-da-amamentacao/>. Acesso em: 24 de julho de 2023.

RIBEIRO, E. R. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Notícias: Amamentação – A campanha “Agosto Dourado” conscientiza sobre a importância do aleitamento materno. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hujb-ufcg/comunicacao/noticias/a-campanha-agosto-dourado-conscientiza-a-importancia-do-aleitamento-materno>. Acesso em: 24 de julho de 2023.

Fim do conteúdo da página