Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ANIVERSÁRIO DO HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE PORTO VELHO (HGuPV)

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 19h24 | Acessos: 408

ANIVERSÁRIO DO HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE PORTO VELHO (HGuPV)

Brasília (DF) – Na data de 26 de setembro, celebramos a criação do Hospital de Guarnição de Porto Velho (HGuPV). Localizado na cidade de Porto Velho – RO, às margens do Rio Madeira, sua história coincide com a trajetória histórica do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC), Organização Militar de Engenharia do Exército Brasileiro, com sede naquela capital. No dia 16 de janeiro de 1966, um comboio inusitado partiu do Parque e Depósito Central de Material de Engenharia, sediado na cidade do Rio de Janeiro - RJ, para enfrentar uma longa marcha motorizada rumo à cidade de Porto Velho, capital do então Território de Rondônia, e desbravar a inexplorada e fascinante Amazônia.

Após trinta e quatro dias de jornadas diuturnas, marcadas por diversas dificuldades pela precariedade da infraestrutura existente, o comboio chegou à Rondônia. “OS PIONEIROS” como eram chamados os integrantes do 5º BEC, tinham como missão a construção de uma rodovia de 1ª classe que ligasse essa imensa região desconhecida e incrivelmente rica aos centros mais adiantados do país, ajudando a integrar a Amazônia.

Após a instalação do 5º BEC, a Seção de Saúde do Batalhão passou a funcionar no prédio onde hoje está instalada a sede da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, tendo como primeiro chefe o então Capitão Médico Getúlio Alves de Barros.

O Hospital de Guarnição de Porto Velho passou a ocupar as atuais instalações por volta do ano de 1977, ficando conhecido, naquela época, como “Enfermaria do 5º BEC” e, posteriormente, “Hospital do 5º BEC”.

Naquela oportunidade, o então Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) realizou uma inspeção nas instalações e serviços, atestando o merecido conceito máximo no apoio de saúde prestado à família militar, aos dependentes e civis da cidade de Porto Velho, reclassificando-o de 4ª à 1ª Categoria. Com isso, tornou-se o único hospital de 1ª Classe do Território de Rondônia e terceiro de toda a Amazônia Ocidental.

A atual denominação de Hospital de Guarnição de Porto Velho foi dada por meio da Portaria Ministerial nº 1.047, de 26 de setembro de 1986, ficando subordinado, à época, ao Comando Militar do Oeste/9ª Região Militar. Atualmente, integra a 12ª Região Militar e está subordinada, tecnicamente, à Diretoria de Saúde (D Sau).

Apesar de todas as modificações e adaptações realizadas, o Hospital de Guarnição de Porto Velho mantém, ainda hoje, grande parte de sua estrutura arquitetônica original no estilo pavilhonar.

Com o passar dos anos, inúmeras melhorias foram realizadas nessa Organização Militar de Saúde, as quais ensejaram readequações físicas e estruturais das instalações, substituições e aquisições de equipamentos médico-hospitalares mais modernos e tecnológicos, que possibilitaram acompanhar o progresso da ciência médica e assim atender com eficiência os anseios dos contribuintes do Fundo de Saúde do Exército e da sustentabilidade do Sistema de Saúde do Exército.

Fim do conteúdo da página