Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

15 de agosto - Aniversário do Hospital Guarnição de Natal (HGuN)

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 17h59 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 18h01 | Acessos: 1184

A Saúde de nossa Força

15 de agosto - Aniversário do Hospital Guarnição de Natal (HGuN)

Brasília (DF) - Nesta data celebramos a criação do Hospital de Guarnição de Natal (HGuN). De hospital de guerra a maternidade e após 81 anos de existência, o HGuN tornou-se uma referência em saúde para a família militar situada naquele acolhedor estado potiguar. Foram anos de desafio e muito trabalho sempre com a determinação do dever a ser bem cumprido, em prol da família militar, do Serviço de Saúde e do Exército Brasileiro.

 

As atividades iniciais do então Hospital Militar de Natal, sua primeira denominação, iniciaram-se a partir do Decreto Lei n° 7.633, de 15 de agosto de 1941, tendo como Diretor o Capitão Médico Aníbal Olímpio Medina de Azevedo.

Nesse primeiro momento, o Hospital Militar de Natal ocupava as instalações da Maternidade de Natal, fundada em 18 de março de 1928, cujas estruturas ocupavam um terreno doado pelo executivo municipal no sopé do morro de Petrópolis. Estas edificações, parcialmente concluídas no início da década de 1940, foram cedidas onerosamente ao Ministério da Guerra para servir como Hospital Militar a ser empregado no esforço exigido pelo conflito bélico mundial em andamento.

É importante ressaltar que o prédio do Hospital abrigou também o quartel general da então 2ª Brigada de Infantaria, sob o comando do Marechal Cordeiro de Farias. Entretanto, sete anos após a sua criação, em 9 de março de 1948, a guarnição militar inaugurou seu Hospital no bairro do Tirol, passando a ocupar as instalações da antiga enfermaria do 16° Regimento de Infantaria, hoje denominado 16° Batalhão de Infantaria Motorizada, no mesmo bairro.

O Hospital de Guarnição de Natal recebeu a atual nomenclatura em 24 de agosto de 1953, passando por muitas transformações ao longo dos anos, sempre agregando valor à sua estrutura inicial.

Com a imperiosa necessidade em ofertar melhores e mais diversificados serviços médico-hospitalares, acompanhando o desenvolvimento médico, desde a década de 1990, o HGuN vem passando por intensas e vigorosas transformações em suas estruturas físicas, renovação de equipamentos hospitalares e capacitação profissional. Essa constante evolução está tornando o HGuN apto a ofertar serviços em saúde cada vez mais complexos e especializados aos contribuintes do FuSEx, na busca incessante de sua contribuição para a sustentabilidade do Sistema de Saúde do Exército.

Fim do conteúdo da página