Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

A Saúde de nossa Força, 19 de julho - Aniversário do Hospital Militar de Área de Recife (HMAR)

Publicado: Terça, 19 de Julho de 2022, 18h23 | Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2022, 19h38 | Acessos: 635

A Saúde de nossa Força

19 de julho - Aniversário do Hospital Militar de Área de Recife (HMAR)

Brasília (DF) - Nesta data, o Hospital Militar de Área de Recife (HMAR) comemora o seu 205º aniversário. Desde a criação do núcleo inicial do hospital militar até se transformar no atual Hospital Militar de Área de Recife, foram anos de desafios e conquistas, transformando-o em referência aos contribuintes do Fundo de Saúde do Exército.

Em 19 de julho de 1817, o Governador da Província de Pernambuco, Capitão General Luiz do Rego Barreto, autorizou o início das atividades de um Hospital Militar, que utilizou, inicialmente, o pavimento térreo e o primeiro andar do lado norte do Convento do Carmo. O hospital recebeu os doentes militares que se encontravam no Hospital da Misericórdia de Olinda e teve como seu primeiro Diretor o Físico-Mor Dr. José Joaquim de Carvalho.

Na fachada histórica deste hospital, voltada para a Rua Gervásio Pires, encontra-se, ainda hoje, uma placa em mármore com a seguinte inscrição: “Reinando o Sr. Dom Pedro II, Imperador Constitucional e Perpétuo Defensor do Brazil, e sendo Presidente da Província o Excelentíssimo Sr Conselheiro José Bento da Cunha e Figueiredo, foi começada esta obra sob a direcção do Major Engenheiro José Joaquim Rodrigues Lopes. 1854”

Por ocasião da Guerra do Paraguai, houve uma redução significativa das tropas existentes em Recife, que se deslocaram para a área do conflito. Por esse motivo, o Hospital foi transformado em Enfermaria.

Alguns anos após o término do conflito, a Enfermaria foi novamente transformada em Hospital. Em 1890, foi incluído na categoria de Hospital Militar de 2ª Classe e seu primeiro Diretor foi o Major Médico José de Miranda Cúrio, que viria a se destacar como habilidoso cirurgião durante a Campanha de Canudos.

Em 19 de janeiro de 1942, esta Organização Militar de Saúde foi elevada à categoria de Hospital Militar de 1ª Classe e, em 08 de julho de 1953, passou a ser denominado como Hospital Geral do Recife.

Em 1989, o Comandante da 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército, General-de-Divisão Amaury Sá Freire de Lima, atendendo a um estudo e proposta do Diretor do Hospital Geral do Recife, Coronel Médico Severino Ramos de Oliveira, autorizou a ocupação das instalações do Quartel-General do Comando da 7ª Região, que fora transferido para os pavilhões do antigo Colégio Militar do Recife.

Finalmente, por força da Portaria nº 729, de 7 de outubro de 2009, este hospital foi transformado em Hospital Militar de Área, recebendo, a partir de 1º de janeiro de 2010, sua atual denominação.

Atualmente, o HMAR é um centro de referência no tratamento de saúde aos usuários do Sistema de Saúde do Exército, abrangendo pacientes provenientes de toda a 7ª RM e até de outras regiões militares. Seu nível de especialização e excelência o torna destino para pacientes que procuram apoio especializado, principalmente para tratamento ortopédico, vascular e oftalmológico. Por toda a sua resolubilidade e atuação na área de saúde, tornou-se uma importante ferramenta em prol da sustentabilidade do Fundo de Saúde do Exército.

Aos integrantes dessa importante Organização Militar de Saúde, orgulhem-se de seu passado de glória apoiando ao Exército Brasileiro em importantes feitos da história nacional e desejamos a manutenção de seu profícuo trabalho realizado em direção a um futuro de destaque, apoiando a Força Terrestre e à família militar. SAÚDE (Individual)

 

Fim do conteúdo da página